PF realiza operação contra desvios de recursos públicos no norte de Minas Gerais 2b6vb
(Nacional - Agência Brasil)
Brasília – Cem policiais federais participam de uma operação deflagrada esta madrugada para desarticular uma suposta organização criminosa que, segundo investigações, atuava em cidades do norte de Minas Gerais, fraudando licitações e desviando recursos públicos.
De acordo com a Polícia Federal (PF), participam do esquema empresários, servidores públicos e agentes políticos que atuavam principalmente nas cidades mineiras de Januária e Itacarambi. A chamada Operação Sertão-Vereda, contudo, se estende também a municípios da Bahia e do Espírito Santo.
A Justiça expediu dez mandados de busca e apreensão, 21 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 14 mandados de prisão que estão sendo cumpridos em Januária, Itacarambi, Montes Claros, São Francisco, Manga e Janaúba, em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, na Bahia; e Guarapari, no Espírito Santo. Até o momento treze pessoas foram detidas.
Os presos responderão por crimes contra a istração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultraar 30 anos.
De acordo com a PF, servidores públicos envolvidos no esquema atestavam a conclusão de obras públicas que não eram fiscalizadas e estavam incompletas ou sequer haviam sido iniciadas. Já as empresas investigadas emitiam notas fiscais frias sobre serviços não executados ou executados em desacordo com as especificações do projeto.